Depois de falar mal e descascar o abacaxi em cima de alguns comerciais brasileiros, seria justo que eu também fizesse o contrário. Afinal, Publicidade-pra-que-te-quero ainda é meu primeiro nome. Lembrando sempre que falo aqui das propagandas brazucas, aí vai o Top 5 melhores comerciais dos últimos tempos:
5. Época – A Semana
Não tanto a propaganda, mas o texto é maravilhoso. O significado de 7 dias para diversas ocasiões. Tudo pode acontecer!
4. Campanha RBS – O amor é a melhor herança
E quem disse que campanha boa é aquela que vende produtos? Tá cheio de campanha institucional boa pra caramba por aí, apenas pra alertar o seu pequeno cérebro que alguns valores precisam ser lembrados com mais freqüência. Em 2004 a RBS TV (filiada da Globo aqui do RS e SC) lançou a campanha “O amor é a melhor herança”, contra o abuso infantil. Ótima propaganda, ótimo jingle. Foi uma queridinha dos gaúchos por muito tempo, com direito a muitos carros na rua carregarem seu adesivo até hoje e gente pronta para cantarolar assim que ouve o início da música.
3. Natal Zaffari 2005
E quem não termina esse vídeo com um nó na garganta? Um vídeo de Natal sem Papai Noel, sem peru, sem panetone, sem presentes e super humano. Afinal, o espírito do Natal é o espírito de família. O comercial fez questão de passar isso com muita sensibilidade, contando a história da menininha que fica com a avó no Natal enquanto a mãe vai pro hospital ganhar outro filho. Cheia de saudade da mãe e expectativas pro irmãozinho, ela espera.
2. Ah o Verão – Skol
Eu não sou uma grande fã de propagandas de cerveja. Primeiro pela fórmula pré-definida de mulher com pouca roupa-grupo de homens-piadinha no fim. Desculpa, mas as coisas mudaram. Primeiro, as mulheres hoje tomam cerveja, e não precisam de uma marca destinada à elas pra isso. Segundo, quem toma cerveja não vira um super-herói, nem um Brad Pitt tupiniquim. Por isso, a Skol conseguiu unir num comercial mega atual tudo o que hoje a cerveja realmente significa pros jovens: diversão, estar com os amigos, aproveitar a vida e, é claro, o verão. Ié, ié!
1. Campanha Vota Brasil – Justiça Eleitoral
A propaganda que me fez tirar o chapéu para a W/Brasil. Pra quem não sabe, eu tenho muita implicância com a agência, puramente pelas minhas implicâncias com Washington Olivetto. Porém, a campanha do Vota Brasil 2008 tá sensacional. A começar pelo lembrete mais do que importante: seu voto vai decidir 4 anos de Brasil. E 4 anos é muito tempo… principalmente quando as coisas não vão bem. Só esse argumento bastaria, mas fizeram questão de ilustrar e colocar de forma bem mastigadinha situações perturbadoras pra você entender melhor. Na minha opinião, este vídeo e o da Abelha no Ouvido são os melhores, pois não têm um caráter tão “cômico” quanto os outros dois. E acho que é a melhor metáfora também: às vezes o seu candidato fica durante 4 anos andando em círculos, e foi você quem ajudou ele a se eleger.
Faixa Bônus: ZH Verão
No verão passado, a Zero Hora (jornal do RS) lançou uma propaganda com o objetivo de lembrar que mesmo na praia, você tem que manter alguns costumes da cidade. O principal: continuar assinando Zero Hora, a sua companheira mesmo nas férias. Pra vocês terem uma idéia, a campanha foi tão bem recebida com seus personagens carismáticos e a música alegrona que a ZH passou a fazê-la de forma temática: a de final do verão, das Olimpíadas, de Inverno e da Semana Farroupilha.
RECADINHO: Amanhã, dia 25 de Setembro, meu blog faz um aninho de vida! Êêêêê! Ainda é um babyblog, mas eu espero que continue por muito tempo!