Vote consciente

4 de October de 2008
Tá, eu sei que esse é mais um daqueles posts que eu considero importantes e úteis no blog, mas que ninguém comenta ou dá bola porque o assunto é “chato” ou sério demais.

Porque diversos escândalos fizeram com que a imagem da política perante a população se tornasse uma piada. Porque a corrupção, a falta de reação das pessoas e os altos salários transformaram a política em uma oportunidade de carreira e garantia de vida fácil, e não mais de luta pelos ideais de uma cidade, estado ou país! Se conformar soluciona? Fico triste de ver quem generaliza candidatos por esses fatores, quem desacredita numa melhora aceitando todos serem iguais, quem cultiva implicâncias contra partidos e candidatos pelas imagens e campanhas e não se informa sobre as propostas de governo de cada um. E a bola de neve só continua.

O horário eleitoral não está apenas atrasando a nossa novela. Ele está nos dando chance de escolha, para parar e ouvir, já que por si só ninguém vai atrás. Reclamar depois é bem mais fácil, não é?

Hoje em dia, candidatos a vereadores é o que não falta. É gente famosa se candidatando, gente que mal sabe falar seu próprio nome no espaço eleitoral, personagens caricatos. Mas você sabe, realmente, para o que essas pessoas estão (ou deveriam estar) se candidatando para fazer? O vereador é aquele que cria leis municipais e é responsável por fiscalizar as ações da Prefeitura. Sabe quando surgem aquelas leis absurdas que te atingem e aí alguém cria uma petição ou abaixo-assinado para que ela não seja aprovada? Pois é, são os vereadores que votam e aprovam ou não os projetos de leis. Então, pense bem. Não vote no “conhecido”, no “tio do amigo” ou no cantor de pagode. Vote em quem você realmente acredita que vai fazer algo, seja para sua área profissional, seja pelo seu bairro, seja pelo bom senso de não aprovar leis sem noção.

Eu não vou ser hipócrita.. eu acho que também poderia acompanhar bem mais, e já houve um tempo em que política não me interessava. Por uma razão qualquer, ou por se interessar mais pela sociedade, sei lá, eu passei a querer saber mais desse assunto, porque só reclamar é pior. Não sei se todo o post serve como dica, porque temos fases, e por mais que se fale, às vezes a gente simplesmente não quer saber ou não escuta.

Comente!
  1. Vy 04/10/2008 às 22:20

    Acho q a nossa geração é acomodada porqu as passadas lutaram pelo que estava demais de errado e nos entregaram um Brasil um pouco menos ruim. Pra dizer a verdade acho política bem chato, mas acho que quem não ajuda, não atrapalha, e fico no meu canto sem reclamar já que eu Não fiz a minha parte pra ter esse direito. Só que entender de politica é mais do que o povão consegue entender, vai além do horário politico e das notícias do Planalto. A verdade é que a massa não é preparada pra pnsar, analisar. É preparada pra “sentir”, e basta ter dó, raiva ou compaixão de alguém pra fazer a escolha… Muitas vezes uma escolha bem errada.

    Eu estou conformada com a situaçào atual, que não é boa nem ruim, é só o que o nosso país tá merecendo por enquanto. Claro que quero que ele melhore, mas acredito em mérito e a gente ainda tem que se esforçar pra alcançar isso.

    Bjos

  2. Vy 04/10/2008 às 22:59

    Eu tive sorte que minhas amigas só coemçaram a namorara tarde, hehehe. E O povo em Sampa não hesita em largar o boy em casa pra fazer programa de menina, haha!

    Eu entendo a preocupação com seguraná, que é super importante. Eu moro no centro da cidade e é temerário por os pés na rua depois do anoitecer. Mas pra votar em alguém que vá fazer a diferença, que seja idoneo, o eleitor tem q ter um preparo q a maioria não tem, e isso desanima, pq os politicos, q deveriam saber melhor, se aproveitam disso pro lado ruim.

    Mas eu acho que tem que ter mesmo quem ainda acredite em mudar alguma coisa, no fundo é disso que a gente precisa, só que eu já deixei de ter pique pra isso. Quem sabe quando os candidatos melhorarem, quando realmente fizerem algo de bom pra ppulação, eu passe a areditar mais no poder do meu voto e nos meus direitos de cidadã..

    Bjos

  3. Aninha 05/10/2008 às 01:26

    Bruna, adorei seu site! Tb fiz comunicação na Puc e achei todo o visual do Bruberries mto criativo :) Isso q vc falou do post q vc acha importante, mas q ninguém comenta, é tipo qnd eu escrevo sobre consciência ecológica lá no meu. O povo parece q só quer é saber de dica de maquiagem mesmo!! :) Mas o importante é a gente persistir… :) Beijo, Ana

  4. Gesiane 05/10/2008 às 10:15

    oi Bru, não sou muito de politica mas sempre tento fazer a minha parte votando em que eu acho que vai fazer as coisas melhorarem um pouquinho… Bjus

  5. Nicas 05/10/2008 às 17:05

    Primeiramente, parabéns por insistir em postar assuntos sérios, pois eu desisti, falei sobre doação de sangue e… me ignoraram ¬¬

    Li essa semana que 68% dos paulistanos não tinham em quem votar para vereador? E achei que o erro não era deles, assistir uma propaganda que 10 segundos com o cara dizendo seu nome e número não fazem a pessoa conhecer o candidato, e se depender da vontade do povo de ir atrás, eles acabam votando na legenda mesmo… ou anulando.

    Sei que é obrigação nossa procurar um candidato para nos representar, mas o povo não está habituado a isso, durante um tempo essas informações tem que chegar direto na mãe dele para ele ver como umcandidato pode ser dieferente do outro.

    Senão, lá se vai o Fraank Aguiar de novo (é ele ganhou aqui em Sampa).

  6. Gabi 05/10/2008 às 23:46

    A sensação de corrupção e impunidade já está no senso comum, arraigada de tal maneira, que acabamos associando política com isso. É uma pena. Gostei do post: ao invés de reclamarmos, temos q faze nossa parte! bjao.

  7. Rachel 06/10/2008 às 17:11

    Creio eu que um pouco dessa falta de interesse é causada pelos políticos corruptos que acabam sendo eleitos e fazem coisas erradas até não poder mais. Ou fato que contribui é a falta de costume dos pais de não falarem sobre política com os filhos, de não conversar sobre o assunto desde cedo.
    É importante votar consciente sim. Se você não for com a cara de algum candidato, anule o voto.

    Beijos Bruu ;*

  8. Bruna 07/10/2008 às 12:56

    Olá! Gostei muito do seu texto! São poucas as pessoas que realmente se preocupam em saber em quem irão votar! E é por pessoas assim votarem, que país estagna!

  9. Alan 08/10/2008 às 15:32

    é..acho que aqui em SP não votaram mto consciente naum rs

    mto legal seu blog

    bjokas e paz

  10. Princess Kakazinha 08/10/2008 às 21:59

    Oii,
    Pois é, infelizmente a política é vista como “encheção de saco” e ninguém presta a atenção realmente no que os candidatos tem a dizer. Porém, deveriam fazer um filtro naquilo tudo, para que não precisamos assistir tanta besteira.

    Beeeijinhos

  11. Alice Farias 09/10/2008 às 22:47

    eu votei consciente! ;)
    e espero que todos os outros também! pq o negócio tá brabo! :*

  12. penguin kruch 09/10/2008 às 23:37

    uma amiga do penguin votou consciente.

    no dia seguinte ela tava com a consciência pesada! rááárarara!

    bjomeliga!

  13. Cih 10/10/2008 às 02:41

    Eu votei num vereador que eu conheci numa das minhas primeiras palestras assistidas, tinha só seis anos mas a pessoa foi uma das primeiras a me fazer me sentir importante perante a toda essa bagunça e piada!

    Não é fácil acompanhar a politica, ainda mais agora que ela se banalizou no país! =/
    Kiss