Tropfest é um festival de filmes em curta-metragem realizado anualmente em Sydney e em Nova York. Eu nunca tinha lido ou visto nada sobre ele até hoje, quando o Yuri postou no twitter um dos curtas participantes do festival. O Tropfest funciona assim: de todos os vídeos inscritos, 16 deles são selecionados como finalistas e cabe à uma banca julgadora (formada por atores, atrizes, diretores e pessoas do ramo) escolherem os vencedores de cada categoria (tipo um Oscar de curtas). Cada ano tem um tema principal e os vídeos têm que ter no máximo 7 minutos. Achei massa.
Vencedor Tropfest 2008 NY – Mankind is no island (Jason van Genderen)
Todas as imagens foram gravadas através de uma câmera de celular do diretor nas ruas de Nova Iorque e em Sydney. O vídeo cativa pela simplicidade de tentar explicar o que é solidariedade. Afinal, o homem não é uma ilha.
Vencedor Tropfest 2008 Sidney – Marry Me (Michelle Lehman)
Uma guriazinha apaixonada pelo Chitãozinho&Xororó australiano, que por sua vez só quer saber de ser um super ciclista. O curta é baseado numa lembrança da diretora, que quando tinha 5 anos “perseguia” um gurizinho da escola querendo casar com ele.
Gostei mais do Mankind is no island, acho que é mais reflexivo e tocante. E também uma forma super simples, tanto de passar a mensagem quanto de realizar o curta. O próximo Tropfest de Sidney acontece dia 22 de Fevereiro (pertinho do Oscar) e o de NY ainda não divulgou a data.
Vou ver os vídeos quando chegar em casa.
Bjitos!
Não sabia desse festival também, vou dar uma olhada.
Beeeeeijo
Bem legais os vídeos.
Acho que hoje em dia ta tao facil de fazer um curta, que eh bom dar uma olhada e pegar umas inspiraçoes! ehehehe
Não conhecia e nunca ouvi falar desse festival. Mas é um grance incentivo!
Vou conferir os curtas agora!
beijos
Adorei a idéia do Tropfest, vou jajá assistir os vídeos. Tem um festival mais ou menos assim, só que de vídeos de até 1 minuto, também super interessante. Vou até seguir sua inspiração e preparar um post sobre ele!
Beijos!
hahahahahah GENIAL!
cara, ela precisava mesmo tomar uma atitude sobre esse Chitãozinho&Xororó (kkkkkkkk)! Amei o segundo video!
O primeiro é bem tocante…
Beijoos
ah, gostei mais do segundo… muito bonitinho! =)
tbm nunca tinho ouvido falar do tropfest…
vou confesar… depois do primeiro curta o segunda pareceu uma chatisse. Não conhecia também esse festival Bru. Oq eu acho mais legal é que vc pode dizer que assistiu vários em apenas alguns minutos XD~
Tô começando a me apaixonar por curtas, as vezes eles tem uns detalhes muito marcantes e que filmes de duas horas não chegam nem perto de reproduzir. Já assistiu “Paris, Eu te amo”? são alguns curtas que se passam na cidade. Só vi uma até agora, ams acabei emocionada.
Adorei o “chitãozinho” seprando pecinhas rosas ou fugindo dela!!
beijos, Bru!
@Nicas, já vi sim! Também adorei! Foram poucas histórias que não gostei do filme, mas tenho 3 preferidíssimas. Qual foi o que tu viu??
Olá…
Eu nunca v esse curtas. Nunca fui muito fã. Sempre vi filme longa mesmo, no cinema.
Bjos
Amei as dicas…..adoro curtas (morro de vontade de ir no festival q tem em SP)….o vídeo da menininha é mto fofo.
Bjão.
Eu quase chorei no primeiro, sério. Mas o segundo é fantástico!!!!!!! Ele dizendo “I do” no finalzinho é a melhor parte. Mimimi bicicleta de garota mimimi! Amei!
Adoro curtas e filmes alternativos ^___^
Gostei do teu blog mto fofo e alegre. Parabéns.
Te indiquei um selinho!!!! Passa lá no meu bloguito!!!!
Bjusssss
@Bruna, eu não lembro o nome, mas é um que o telefone toca e a moça diz ao namorado que tudo está acabado entre eles, ele lembra toda a história deles. Não sei se você viu.