As melhores propagandas dos últimos tempos

25 de September de 2008
Depois de falar mal e descascar o abacaxi em cima de alguns comerciais brasileiros, seria justo que eu também fizesse o contrário. Afinal, Publicidade-pra-que-te-quero ainda é meu primeiro nome. Lembrando sempre que falo aqui das propagandas brazucas, aí vai o Top 5 melhores comerciais dos últimos tempos:

5. Época – A Semana

Não tanto a propaganda, mas o texto é maravilhoso. O significado de 7 dias para diversas ocasiões. Tudo pode acontecer!

4. Campanha RBS – O amor é a melhor herança

E quem disse que campanha boa é aquela que vende produtos? Tá cheio de campanha institucional boa pra caramba por aí, apenas pra alertar o seu pequeno cérebro que alguns valores precisam ser lembrados com mais freqüência. Em 2004 a RBS TV (filiada da Globo aqui do RS e SC) lançou a campanha “O amor é a melhor herança”, contra o abuso infantil. Ótima propaganda, ótimo jingle. Foi uma queridinha dos gaúchos por muito tempo, com direito a muitos carros na rua carregarem seu adesivo até hoje e gente pronta para cantarolar assim que ouve o início da música.

3. Natal Zaffari 2005

E quem não termina esse vídeo com um nó na garganta? Um vídeo de Natal sem Papai Noel, sem peru, sem panetone, sem presentes e super humano. Afinal, o espírito do Natal é o espírito de família. O comercial fez questão de passar isso com muita sensibilidade, contando a história da menininha que fica com a avó no Natal enquanto a mãe vai pro hospital ganhar outro filho. Cheia de saudade da mãe e expectativas pro irmãozinho, ela espera.


2. Ah o Verão – Skol

Eu não sou uma grande fã de propagandas de cerveja. Primeiro pela fórmula pré-definida de mulher com pouca roupa-grupo de homens-piadinha no fim. Desculpa, mas as coisas mudaram. Primeiro, as mulheres hoje tomam cerveja, e não precisam de uma marca destinada à elas pra isso. Segundo, quem toma cerveja não vira um super-herói, nem um Brad Pitt tupiniquim. Por isso, a Skol conseguiu unir num comercial mega atual tudo o que hoje a cerveja realmente significa pros jovens: diversão, estar com os amigos, aproveitar a vida e, é claro, o verão. Ié, ié!


1. Campanha Vota Brasil – Justiça Eleitoral

A propaganda que me fez tirar o chapéu para a W/Brasil. Pra quem não sabe, eu tenho muita implicância com a agência, puramente pelas minhas implicâncias com Washington Olivetto. Porém, a campanha do Vota Brasil 2008 tá sensacional. A começar pelo lembrete mais do que importante: seu voto vai decidir 4 anos de Brasil. E 4 anos é muito tempo… principalmente quando as coisas não vão bem. Só esse argumento bastaria, mas fizeram questão de ilustrar e colocar de forma bem mastigadinha situações perturbadoras pra você entender melhor. Na minha opinião, este vídeo e o da Abelha no Ouvido são os melhores, pois não têm um caráter tão “cômico” quanto os outros dois. E acho que é a melhor metáfora também: às vezes o seu candidato fica durante 4 anos andando em círculos, e foi você quem ajudou ele a se eleger.

Faixa Bônus: ZH Verão

No verão passado, a Zero Hora (jornal do RS) lançou uma propaganda com o objetivo de lembrar que mesmo na praia, você tem que manter alguns costumes da cidade. O principal: continuar assinando Zero Hora, a sua companheira mesmo nas férias. Pra vocês terem uma idéia, a campanha foi tão bem recebida com seus personagens carismáticos e a música alegrona que a ZH passou a fazê-la de forma temática: a de final do verão, das Olimpíadas, de Inverno e da Semana Farroupilha.

RECADINHO: Amanhã, dia 25 de Setembro, meu blog faz um aninho de vida! Êêêêê! Ainda é um babyblog, mas eu espero que continue por muito tempo!

Comente!
  1. Salvador! 25/09/2008 às 16:57

    Boas propagandas! Eu acrescentaria ainda a recente do sonho de valsa! Acho aquela propaganda mt boa…
    E uma mais antiga era aquela da folha, que começava bem de perto de uma foto, falando varias coisas boas, e no fim eram ditadores… Ambas, por acaso, da W ehehe.
    Bjao

  2. Salvador! 25/09/2008 às 16:58

    Ah… e tem aquela do bebe que mama no pai, que eh da Cia Atlética eheh

  3. wakko 25/09/2008 às 17:17

    Os publicitários brasileiros tem umas propagandas ruins, mas tem umas muito boas! Eu adorei essa da RBS, e as da eleição eu vejo um monte de gente reclamar pra caramba, mas eu acho elas super criativas e bem feitas!
    A parabéns pelo 1o aniversário do blog ;)
    Beijão =**

  4. Aline 25/09/2008 às 18:00

    Qaunto tempo! Parabéns pelo ano de blog, e brigada pela dica da cor do vídeo. Eu ainda não tinha visto aquela florzinha ali do lado. xD
    A do verão é a melhor! ^^
    Beijos com carinho =*

  5. Gesiane 26/09/2008 às 22:56

    Bah…esta da campanha da Rbs e denatal do zafari são ótimas, ADORO elas…

    Ótimas escolhas…

    Bjus

    Ps. parabéns para o Bruberries!!!

  6. Cih 26/09/2008 às 23:29

    Hihihi…. parabéns pelo um aninho de blog. Esse mês eu também fiz um ano de postagens! =P

    Ah sim… quando eu tiver as medidas da boneca eu lhe informo. Tu sabe costurar?

    Quanto ao post… “Ahhh o verão!”
    Essa propaganda é linda demais, deveria ser de algum sorvete bem gostoso e não de breja! =P (eu não bebo, sabe!)

    Kiss

  7. Nicas 27/09/2008 às 00:19

    Ah, Bru, não resisti ao post aí de baixo, tinha que vir aqui pra falar: OMG que camiseta perfeita era aquela do Goonies?!
    Fui na galeria do rock (aqui em sampa) essa semana e achei uma do Bocão todo desenhado em preto e com o Goonies escrito em cima, vou voltar lá pra buscar (se eu lembrar a lojinha, hehe) e garimpar umas outras camisetas, eles estão melhores que o camiseteria. Depois de mostro
    Beijo!

  8. Palhaço Nostálgico 28/09/2008 às 04:17

    MTO BOAS AS PROPAGANDAS!!!

    AI, GOSTEI DO SEU BLOG?? N TA AFIM DE ASSOCIAR COM O MEU NAO, DA UMA OLHADA: http://palhaconostalgico.blogspot.com/

    LA TEM TB A PROPAGANDA VENCEDORA DO 2º PREMIO DE CRIATIVIDADE AMADORA DO CENTRO OESTE!!! LIQUIDIFICADOR MC
    ; ]

  9. Anny Prada 01/10/2008 às 18:42

    Oiee tudo bem?

    Depois de ficar meia hora vendo todos esses videos[um tempo muito bem aproveitado], pude perceber o tanto que eles usam a criatividade, não só por fazer o comercial e pronto! E sim por falar de coisas importantes e mostra para nós como lidar com isso, que na maioria das vezes é um fato veridico. Olha gostei muito do post.

    PS: Parabéns por um ano de blog!!!

    Beijoss Anny

  10. Cih 04/10/2008 às 15:42

    Bru, te indiquei um meme super legal. Se puder o faça!

    Kiss e bom findes!