Manoel Carlos, o Maneco

17 de May de 2010

Parece estranho um post sobre Manoel Carlos, mas na verdade… é realmente bem estranho mesmo.

Já tive minha fase de fazer parte dessa comunidade. Aquela revoltinha básica de “mimimi isso é tão massificado” e achar que novela era besteira. Sim, muitas delas são. Mas são também entretenimento. E a grande sacada do Manoel Carlos é que ele transformou algo que era pra ser apenas entretenimento, aquilo que tem o dever de nos divertir, nos tirar um pouco do mundo real, nos distrair, em algo que instiga, gera debate, faz refletir.

E eu não sei o que acontece comigo, mas o Vale a Pena Ver de Novo me transforma em alguém diferente. E esse alguém gosta de novelas. No Vale a Pena Ver de Novo elas parecem muito melhores, apesar dos cortes porcos que fazem. Ou talvez seja exatamente por causa dos cortes, a história acaba ficando mais dinâmica. O fato é que isso me fez perceber o quanto adoro as novelas do Manoel Carlos. Múltiplas Helenas, as clínicas do Dr. Moretti, festas que duram uma semana inteira, mortes trágicas de personagens que nos fazem soluçar no sofá, aquelas polêmicas pra serem abordadas por todas as revistas e programas de comportamento, etc.

Quando Viver a Vida começou, eu já tinha decretado: é novela do Maneco, vou ver! No começo da história, uma Luciana que parecia mais ter 5 anos de idade, metida e mimada, me fez desanimar. Era tudo muito surreal, uma vida boa e ela sempre querendo mais de tudo e todos. Mas acho que foi tudo feito propositalmente exagerado para que pudéssemos notar a grande mudança da personagem depois do acidente.

Semana passada a novela acabou, e eu posso dizer que foi a novela mais madura de Maneco. Pra mim, um verdadeiro marco em quesito de novelas. Sim, teve o “tema principal polêmico” para ser debatido no Fantástico, teve uma enxurrada de merchans (mas que, honestamente, estão melhorando muito), teve as inserções culturais chatinhas e forçadas que já são marcas do autor, teve também milhares de críticas chamando o enredo de autoajuda. Mas o que eu mais gostei da novela foi a realidade dos personagens. Ao contrário do que já aparenta a próxima novela das 21h (Passione) Viver a Vida não tinha vilões. Na verdade, isso é meio que uma característica que vinha crescendo nas últimas novelas do Maneco, mas nunca foi tão visível. Personagens super humanos, que amadurecem, crescem, erram, continuam com os erros, não mudam. Em uma novela que principalmente pretendia abordar a SUPERAÇÃO, o que pude perceber é que o grande vilão era mesmo o destino. E que nós temos que lidar com ele, aprender, ir adiante, superar. Eu acho isso MUITO LEGAL. Porque, sinceramente, quantas pessoas vocês conhecem que tem como objetivo de vida bolar planos infalíveis contra alguém? Separar casais? Dar golpes milionários e fugir com o dinheiro? ISSO é coisa de novela. Ter que conviver com pessoas chatas, fazer decisões na vida, sofrer preconceito, violência, superar traições, perdas e doenças. ISSO é vida real. Eu me emocionei muito ao longo da novela com a veracidade dos fatos. E a coisa mais bacana, pra mim, foi a Luciana não ter voltado a andar. Além disso, as personagens chatas continuaram a ser chatas, as pessoas que se decepcionaram continuaram magoadas e as implicantes idem.

Embora a gente não se surpreenda, tem muita gente que se informa através das novelas. É a palestra das massas. Só assim eles vão aprender o que significa anorexia, bulimia, como se prevenir contra o câncer de mama, como aceitar melhor uma relação homossexual. Parece tão óbvio e clichê, mas também é tão importante para algumas pessoas que não tem condições de uma educação melhor, e às vezes nem possuem a cultura de ser ensinado, aprender, e por isso não vão atrás. E é muito importante trazer tudo isso pras massas. E se tiver que ser feito em forma de novela, acho super válido. Vida longa e próspera ao Maneco!

Comente!
  1. Fran 17/05/2010 às 11:35

    Nessas últimas semanas, principalmente pelo twitter o que mais se viu foram enxurradas de críticas ao Maneco e ao desfecho de Viver a Vida. Seu post me mostrou um outro lado, sempre gostei das novelas dele, essa porém não pude acompanhar. Mas acredito que você tenha razão em tudo que disse. Embora não tenha agradado a maioria acredito que Maneco é autor das melhores novelas ;)

    parebéns pelo post.

  2. Dafne 17/05/2010 às 13:45

    Ate ler seu post nem tinha pensado sobre a história de não ter um vilão, e é verdade… a novela se passou bem próxima a relidade, tirando as pessoas mega ricas (mas que de fato existem).
    Foi uma novela que acompanhei e gostei bastante. Chorei no finalzinho com aquele coral lindo…

    Vamos ver como será Passione. =p
    Beijos

  3. Nique 17/05/2010 às 14:41

    Achei o começo da novela tb chatinho, mas no decorrer da mesma, adorei, e o final foi melhor do q o esperado.

  4. Hellê 17/05/2010 às 16:14

    gente, que post lindo, pensei que eu era a única que adorava as novelas do maneco. Acompanho desde Por Amor, quando eu era bem pequena, e o que realmente sempre me fez apaixonar foi exatamente isso, o fato de saber que não havíriam vilões e mesmo assim a novela não perderia sua emoção e me prenderia da mesma forma. A maneira com que ele conduz a novela é muito real, como você disse, e também achei ótimo o fato de a Luciana não ter voltado a andar, ao contrário de muita gente, pois tiraria toda uma veracidade de fatos que vemos na realidade, isso aproxima a novela da realidade que vivemos. Por milagre ela simplesmente voltaria a andar? Ou Isabel no último dia de novela perceberia que é um porre e decidiria mudar? sabemos que as coisas não acontecem dessa forma, coisas assim não muito raras, às vezes até surreais. Por isso passo 3/4 anos na expectativa por uma novela do maneco, desde quando acaba uma. E juro que já pensei “ele já ta velhinho, poxa, o que será de mim quando ele morrer e eu não tiver mais as novelas dele?” uashsauihsaia, mas é, são as únicas novelas que assisto do começo ao fim

    post muito válido *-*

  5. Tayná 17/05/2010 às 19:22

    Nossa, como o tempo passa rápido! Juro que lembro como se fosse agora a noite em que você twittou algo como “arrasa maneco, confio em ti!” quando ia começar o primeiro capítulo haha :D

  6. Dani 18/05/2010 às 08:32

    Eu não assisti toda essa novela. Acho que cheguei a pegar alguns capítulos pelas metades porque por acaso liguei a tv na hora. E embora eu não tenha gostado, percebi que ela estava um pouco diferente das novelas que tem passado (o que é raro), mas não foi suficiente pra me chamar atenção a ponto de querer assistir.
    Mas acho que também muito vai do gosto de cada um né? E eu ando incluída nas pessoas que não gostam de novelas… rs

  7. Óbvio e Atual 20/05/2010 às 08:22

    A novela foi boa sim, nos proporcionou cenas maravilhosas, fortes e marcantes.
    Mas acho que as criticas de que o Maneco revolucionou e etc não se encaixam muito.
    fiz um post sobre isso um dia antes da novela acabar.

    Te achei no #tudodeblog.
    E achei que você gostaria de ver a entrevista exclusiva que Fernanda Milani, Produtora da Capricho deu ao Óbvio e Atual . Espero que goste.
    beijão ;*

  8. Nicas 20/05/2010 às 15:13

    Ah, foi justamente essa novela em que achei que Maneco perdeu a mão. Não vi cidade parando que nem parou quando a Carol Dickman raspou a cabeça, nem comentários (altíssimos) no metrô falando sobre a Helena da vez, sei lá, acho que por causa disso que não me empolgou.

    E não assisto novela porque esqueço… e tenho raiva do povinho que diz não assistir só pra bancar intelectual!

    Beijo

  9. Paola Lay 20/05/2010 às 17:30

    Eu não curto as novelas dele, mas a gente não pode ser blasé e desconsiderar a importância de algumas coisas que ele passa para pessoas que não tem acesso a informação sem ser massiva. E eu pensei a mesmíssima coisa quando comecei a ver a novela.

    Impressionante!

    Nem preciso dizer que adoro teu blog, né? Tu sabe.

    Beijo, Bru!

  10. 23/05/2010 às 11:47

    Bru, AMEI seu post! Não gostava mto de Viver a Vida, talvez por ela ser tão parecida com a vida real mesmo haha, mas adoro ver novelas! Acho nada a ver esse povo que fala que é alienante, etc. P mim, é apenas uma forma de me entreter no final de um dia cansativo!
    beijos!

  11. Carla 24/05/2010 às 07:10

    Olha… vou te falar uma coisa! Vc é ótima, sua visão de novelas do Maneco acrescentou justificativas plausiveis para se entender porque essas novelas fazem tanto sucesso! Parabéns

  12. Amanda 24/05/2010 às 19:41

    Sou fã no Maneco, e até agora ainda estou me acostumando ficar sem Viver a Vida.

  13. Marilia Fonseca 29/05/2010 às 14:10

    Oi Flor, eu realmente amei seu post “voltava no tempo e pegava”, tanto que copiei na “mão grande” no meu blog, hehehe!
    Nossos gostos são realmente parecidos, ai meu Deus! que gato o Alain Delon né?????
    beijão e secesso!
    Marilia

  14. Diogo Souza da Silva 21/06/2010 às 10:31

    Eu queria maneco que vc me ajudasse a ser um ator como sempre eu quiz ser mais não tive oportunidades.

    Fis teatro na igreja brasilandia onde apredi muitas coisas legais e por que eu me interessei e estou aqui pedindo a sua ajuda que pode ser minha ultima chance de mim conseguri o que eu pretendo fazer de minha vida