Respect, just a little bit

5 de April de 2009

Respeito: eis aí um sentimento que poderia ter tantos seguidores quanto a banda Jonas Brothers. Mas, bem ao contrário, é um ítem em falta no mercado. No final do mês passado, começou uma onda de notícias sobre agressões e atitudes mal educadas de alunos aos seus professores. O que desencadeou a polêmica foi uma professora que teve traumatismo craniano ao apanhar de uma aluna na minha cidade, em Porto Alegre.

Professores são aqueles que irão nos guiar através de livros, fórmulas, exercícios e testes. Eles não inventaram nada daquilo, eles não tem culpa se a soma dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa, eles não forçaram a ditadura a acontecer, nem criaram abalos sísmicos ou leis de Newton. Mesmo assim, eles fazem questão de toda manhã acordar e ir explicar tudo isso para um bando de gente que desconhece esses fatos. Eles te dão ferramentas e ideias para você formar suas opiniões, sua personalidade, sua cabeça, seu conhecimento – a famosa bagagem, que muitos fazem questão de despachar imeadiatamente que recebem.

O que acontece é que muitos alunos não vêem seus professores como alguém que quer ajudar, e sim como um autoritário, velho rabugento, uma figura que se for séria não pode ser alguém legal. Professores são, acima de tudo, mestres. E os mestres existem em todas as etapas da nossa vida, porque nunca vamos saber tudo. Vamos sempre precisar de ajuda, de conselhos, de informações. Seremos sempre alunos, aprendendo a viver. Passando por bons e maus professores. Tentando extrair o melhor de cada aula.

Se você não respeitar seus professores, as pessoas que, tanto quanto os seus pais, estão ali para te dar aquele empurrãozinho para não ter que começar sua vida de adulto sozinho, você não vai respeitar ninguém. E, pior ainda, terá escolhido ser um ignorante, que jamais será respeitado também.

Foto da minha formatura, eu recebendo o grau de René Goellner. Um mestre.

Comente!
  1. Marcela 05/04/2009 às 16:00

    É exatamente isso, concordo plenamente. E eu amei a foto *-* Beijão :*

  2. Claudinha 05/04/2009 às 16:03

    Concordo plenamente, eu na época estudantil por mais que detestasse alguns “professores” jamais os tratei com falta de respeito, muito pelo contrario, jamais o faria…são seres humanos que assim como eu, vão encontrar no caminho pessoas que se identificam ou não com suas personalidades. Como diz minha sábia mãe qdo ve algo desse tipo: “O mundo ta se acabando!”. ;/ Ótimo post, Bru! Bjooos

  3. Deby 05/04/2009 às 16:38

    Pena que muita gente não saiba dar o valor que os professores merecem, um exemplo disso é os salários deles que a maioria não ganha lá essas e pra mim deveria ser um dos melhores salários já que sem eles não haveria nenhuma outra profissão.
    Espero que casos como esse não se repita, que essa sociedade aprenda a valorizar os professores, os mestres.

    Adorei seu blog, viu? beeijo ;*

  4. anie 05/04/2009 às 16:38

    Concordooo plenamente!
    linda a foto *-*

  5. ovinho 05/04/2009 às 17:38

    guria puta que bateu na professora!
    ps: eu ouvi comentarios do teu blog la em santa cruz nesse final de semana! tu ta ficando famosa! :D MINHA amiga!

  6. Jéssica 05/04/2009 às 17:45

    Achei um absurdo isso… e o pior é que está acontecendo com cada vez mais frequencia, ne… triste!
    Confesso que já disse muitas vezes: odeio tal professor! as depois a gente para pra perceber que eles são essenciais nas nossas vidas!
    Ótimo texto, Bru!

    Beijos :*

  7. Danni 05/04/2009 às 18:11

    Brunaaaa! Que lindo esse post. Eu como professora (mesmo que por enqto só em curso particular) me senti mto feliz em ler isso. E como aluna, que sempre adorou todos os professores, me sinto honrada, por fazer parte desse grupo de pessoas que vão em frente, porém triste, pois nossos “colegas” fazem dessas…
    Infelizmente respeito está em falta. Nao só nas escolas, mas em tudo.

    Teu post foi lindo, lindo!!
    Parabens e q tu sempre continues escrevendo bem assim :)

  8. Taís 05/04/2009 às 19:39

    eu concordo, eu nunca desrespeitei nem um professor e na verdade achava meus colegas da escola muito estúpido, apesar de gostar dele, e curtir perder umas aulinhas por causa de uma discusão ou outra, rsrs. Hoje faço pedaogia, ironia do destino. Terei que lidar com gente estúpida de novo, mas minha esperança é que as coisas mudem, para melhor é claro!

  9. Ariane 05/04/2009 às 20:27

    Bru, na minha opinião sabe o q tá faltando além de respeito? Educação…mas eu falo da educaçã oq vem de casa….pq se os alunos não respeitam os professores é pq com certeza possuem pais q não se respeitam e q não tiveram capacidade educar os seus filhos a respeitar o próximo. Aqui em casa, pelo fato dos meus pais serem nordestinos e terem sofrido pacas pra nos dar educação, eles nos ensinaram o quão valioso um diploma é, e q para conquistá-lo eu preciso respeitar aquele q me ensina. Uma pena q nem todos pensem assim =/
    Bjão flor (amei a foto!!)

  10. Ana Martins 05/04/2009 às 21:10

    É lamentavel ler noticias como essa. Professores são muuuuitos importantes na nossa caminhada, sou muito grata a muitos professores do meu colégio, muitos deles viraram amigos, não só professores. E os da faculdade.. nem se falam… eles são mestes… tudo o que eu quero é um dia ser um terço do que eles são…
    Bjos

  11. Bruna 05/04/2009 às 22:51

    Suilad Moça!!
    Acabei de conhecer seu blog por um link no da Lia…prazer em te conhecer afinal somos charás neh hehehe…

    Sobre respeito…está em falta em tds lugares, a começar pela familia, mas esse resultado contra os professores é a falta de educação dada pelos pais e colocada nas mãos de professores…

    boa semanaaaaaa

    Miquilissssss

    Bru

    http://www.farofadbatata.blogspot.com

  12. *Lusinha* 06/04/2009 às 09:17

    Eu acho um absurdo mesmo essa falta de respeito, essa confusão toda que só vem aumentando.
    Eu também não consigo entender como as pessoas chegam nesse ponto.
    E ainda tenho esperança que isso tudo mude.
    Bjitos!

  13. Amanda 06/04/2009 às 12:56

    E pior é que o que eu mais escuto, inclusive de mim, é reclamação de professor.
    Sabe, às vezes as atitudes dos alunos têm, em parte, a conduta pretérita do professor. Mas também do tipo de educação que o aluno recebe em casa.

    Ocorre que ser aluno não é tão fácil como os alguns professores pensam. Nós temos uma vida horrorosa de sofrida. Eu falo isso por experiência, não acho que minha vida seja tão fácil assim. Estudo de manhã, estágio de tarde, aulas à noite, e os professores ainda querem que eu fique me debruçando sobre cinco autores diferentes pra captar uma interpretação maravilhosa da matéria deles. Ainda que eu quisesse estudar a matéria deles, aí é outro assunto. Mas não quero, estou na faculdade à passeio.
    E tenho motivos para me estressar.
    Óbvio que nada justifica chegas às vias de fato contra outra pessoa. Isso é abominável vindo de qualquer pessoa – ainda mais chegando a traumatismo craniano!! O que a guria usou, a mesa?

    Infelizmente tem professores ruins. Simples assim. Cospem a matéria que eles não inventaram. Cobram coisas absurdas nas provas e ainda acham que é falta de dedicação do aluno “na matéria deles”. Oh, sim. E nas outras cinco ou seis que a gente faz, também não pode faltar dedicação.
    Mas da mesma forma, existem alunos ruins, também. Aluno que conversa na aula, aluno que dorme e depois pede xerox do teu caderno, aluno que é pau-no-cu e não empresta o caderno, aluno que faz trinta perguntas idiotas pra parecer estudioso, etc.
    A vida acadêmica é linda, mas tem vezes, tem semestres inteiros que dá a MAIOR vontade de explodir tudo.
    Isso porque estou há uns bons três ou quatro semestres só com professor ruim. De verdade.

  14. Tati 06/04/2009 às 14:57

    Concordo totalmente com você, Bruna. Eu respeito os professores que entram em sala para transmitir conhecimento, que assistem o aluno em dificuldade, que buscam inovar suas aulas. Esses sim são os mestres! No entanto, infelizmente, existem professores que não estão nem aí pra forma como vão passar o conteúdo, demonstram ser totalmente relapsos e desinteressados. Pensava que isso era besteira, mas, quando entrei na universidade pública, vi como isso é comum.
    Eu me revolto quando vejo lá na Unb os aluninhos playboys humilhando o professor, fazendo piadinha de mau gosto, menosprezando o trabalho deles, etc. Agora, quando leio notícias de agressão a professores, aí eu fico aterrorizada, boquiaberta com tanto descaso. Cadê o respeito e a educação que vêm de casa? Como o aluno chegou a esse ponto?
    Eu não gosto de certas aulas da faculdade, às vezes pelo conteúdo, às vezes pela forma como o professor leciona, mas eu nunca cometerei um ato de desrespeito, muito menos de violência contra ele (ou ela). E esse tipo de atitude – respeitar alguém mesmo quando discordamos de seu comportamento – não se aprende na escola, vem de berço mesmo.
    Ótimo post, Bru. A foto é muito bonita pelo momento que retrata, adorei! Um beijo! ;**

  15. Eduarda 06/04/2009 às 19:42

    eu simplismente adoro teus posts, leio até o fim!

  16. Jessie 07/04/2009 às 06:41

    e é por isso que escolhi ser professora, apesar dos pesares. :D

  17. 07/04/2009 às 11:29

    Oi Bruuu :) quanto tempo!
    E aí…como está a vida com seu sapato novo?! hehehe

    Quanto ao post…também penso assim ;) o velho ditado de “respeito é bom e eu gosto” é sempre verdadeiro…
    Também prezo muito por ele!

    Beijão, flor :*

  18. Camila 07/04/2009 às 16:50

    Feliz dia do jornalista! :)

  19. Cris Marques 07/04/2009 às 23:48

    Bru, gostei muito do texto e da foto então? Nem se fala, tá lindaaa!!!!

    Sei exatamente o quanto é difícil ser professor hj em dia, minha mãe, meu pai, meu padrasto e minhas 2 tias são, e o mais engraçado é que essa profissão deveria ter um reconhecimento enorme pelo trabalho que eles prestam a sociedade e as nossas vidas de estudante, mas não é bem assim que acontece, né??? =(

    Bjins

  20. InhalsIllelve 13/05/2009 às 18:37

    http://www.ambrosiasw.com/forums/index.php?showuser=43709 cialis order online, hcvoou, zamakriomza

  21. John1584 19/06/2009 às 15:15

    Very nice site!

  22. Qzmvhada 24/06/2009 às 22:47

    EaGkUt comment3 ,